Câmara aprecia homenagem ao governador Carlos Alberto Richa

por Paulo Torres publicado 06/10/2017 10h10, última modificação 04/07/2019 16h00
A Câmara Municipal está apreciando o Projeto de Lei nº 122, que concede o título de cidadão honorário do Município de Toledo a Carlos Alberto Richa. A homenagem foi proposta pelo Poder Executivo e o prefeito Lucio de Marchi, ao encaminhar a proposição ao Poder Legislativo, destacou a trajetória de Richa na Assembleia e Prefeitura de Curitiba. O prefeito Lucio aponta ainda que “desde que ingressou na carreira política, primeiramente como deputado estadual e, depois, como vice-prefeito e prefeito de Curitiba e como governador do Estado, atualmente em seu segundo mandato, Carlos Alberto Richa destacou-se por sua atuação em defesa da democracia e na concepção e desenvolvimento de programas de melhoria das condições de vida da população”.
Câmara aprecia homenagem ao governador Carlos Alberto Richa

Comissão de Educação e Cultura apreciou o parecer ao PL 122 no dia 5

A Câmara Municipal de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 122, que concede o título de cidadão honorário do Município de Toledo a Carlos Alberto Richa. A homenagem foi proposta pelo Poder Executivo, através da Mensagem nº 97, de 12 de setembro, do prefeito Lucio de Marchi, a qual encaminhou a proposição ao Poder Legislativo. Na justificativa o prefeito Lucio aponta que “desde que ingressou na carreira política, primeiramente como deputado estadual e, depois, como vice-prefeito e prefeito de Curitiba e como governador do Estado, atualmente em seu segundo mandato, Carlos Alberto Richa destacou-se por sua atuação em defesa da democracia e na concepção e desenvolvimento de programas de melhoria das condições de vida da população”.

O prefeito destaca ainda na Mensagem nº 97 que o “Estado do Paraná muito tem apoiado Toledo em suas reivindicações e projetos, de forma que já se concretizaram e continuam em fase de pactuação parcerias e convênios através dos mais diversos órgãos e programas estaduais, nos setores social, de habitação, de educação, de infraestrutura urbana e serviços, dentre outros, com destaque especial, nos últimos meses, para as ações e investimentos na área da saúde.”

Para o prefeito Lucio o governador Beto Richa tem tido atuação decisiva e “tem sido fundamental para que as ações públicas em benefício de nossa comunidade pudessem e possam ser desenvolvidas a contento.” Aponta ainda o prefeito Lucio que “toda essa dedicação e empenho de Beto Richa, ao dispensar tratamento prioritário ao nosso Município, fazem-no merecedor do reconhecimento público da sociedade toledana, mediante a outorga do Título de Cidadão Honorário.”

O Projeto de Lei nº 122 foi encaminhado pelo presidente da Câmara, Renato Reimann, para apreciação inicial pelas Comissões Permanentes, tramitando na CLR-Comissão de Legislação e Redação e CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Na Comissão de Legislação e Redação, o presidente Vagner Delabio designou como relator Walmor Lodi, o qual analisou a legalidade, redação e constitucionalidade da proposição, emitindo parecer favorável aprovado pelos vereadores da CLR – Vagner Delabio, Walmor Lodi, Gabriel Baierle e Marcos Zanetti no dia 26 de setembro. Já na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o vereador Vagner Delabio, que também preside a CEC, designou como relator Leandro Moura. Em seu relatório ele abordou o mérito da proposta e foi favorável, apontando que Carlos Alberto Richa “tem se mostrado parceiro dos projetos e reivindicações feitas por Toledo diante do governo do estado, firmando convênios e parcerias que possibilitam a ampliação de setores educacionais, infraestrutura urbana e principalmente ações de investimento na área da saúde”. O parecer foi apreciado em reunião no dia 5 de outubro e aprovado por maioria de 4x1, com votos favoráveis de Leandro Moura, Luís Fritzen, Marly Zanete e Vagner Delabio, com a vereadora Marli do Esporte posicionando-se contra o parecer.

Veja vídeo da reunião da CEC que aprovou o parecer ao Projeto de Lei nº 122