Atos na Câmara assinam parcerias para investimentos no Biopark

por Paulo Torres publicado 22/11/2017 16h10, última modificação 04/12/2017 10h43
Uma solenidade na Câmara Municipal na quarta-feira, dia 22, marcou a assinatura de três parcerias em investimentos no Biopark-Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo. A solenidade reuniu o presidente da Câmara, Renato Reimann, o prefeito Lucio de Marchi, o empresário Luiz Donaduzzi, o representante da FAO-Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Alan Bojanic; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Luiz Alberto Pilatti e o presidente do Iapar-Instituto Agronômico do Paraná, Altair Dorigo, entre outras autoridades e lideranças. Foram assinadas cartas de intenções para implantar o Polo de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais; carta de intenções para doar área de 44,3 mil m² para a UTFPR no Biopark e termo de referência para a Incubadora de Tecnologia da Informação de Toledo.
Atos na Câmara assinam parcerias para investimentos no Biopark

Luiz Donaduzzi, presidente do Biopark, assina parceria com prefeito Lucio de Marchi ao lado do presidente da Câmara

Uma solenidade na Câmara Municipal de Toledo nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, marcou a assinatura de três parcerias visando a realização de investimentos no Biopark-Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo. A solenidade a partir das 13:30h reuniu o presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, o prefeito Lucio de Marchi, o empresário Luiz Donaduzzi, o representante da FAO-Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Alan Bojanic; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Luiz Alberto Pilatti e o presidente do Iapar-Instituto Agronômico do Paraná, Altair Dorigo, entre outras autoridades e lideranças. Foram assinadas cartas de intenções para implantação do Polo de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais, reunindo o Biopark, FAO, Fiep e Iapar; carta de intenções para doação de área de 44,3 mil m² para a UTFPR no Biopark pelo Biopark e a universidade e termo de referência para implantar a Incubadora de Tecnologia da Informação de Toledo no Biopark, entre o Biopark e a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo.

Falando na abertura do evento o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, disse que o projeto contempla três vertentes, a smart pharma, o ensino e pesquisa e a sustentabilidade ambiental. O empresário destacou a necessidade de buscar soluções para os dejetos suínos, apontando que eles hoje representam 5 vezes mais do que a população humana e este é um problema que precisa ser resolvido, comentando que está sendo feito um trabalho com a Itaipu neste sentido e informando que estão em andamento os trabalhos no terreno de 9 mil m² doado à UFPR para o curso de Medicina no Biopark e que as aulas lá começam no início de fevereiro. Donaduzzi anunciou ainda a compra e doação de um laboratório 3D para a UTFPR e que na próxima semana vai ao Canadá, onde provavelmente obterá um braço de uma universidade para o Biopark e ainda indústrias que estão sendo contatadas.

A solenidade reuniu ainda a farmacêutica doutora Carmem Donaduzzi, da Prati-Donaduzzi, e os vereadores Vagner Delabio, Walmor Lodi, Leoclides Bisognin, Albino Corazza e Neudi Mosconi, além do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida, empresários e lideranças.

IMG_0715a.jpg