Apada apresenta na Câmara versão em Libras do Hino Nacional

por Paulo Torres publicado 30/06/2015 10h20, última modificação 07/07/2015 11h49
A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 29 de junho, contou com a participação da Apada-Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, através de sua diretora Denise Debus de Mello e da instrutora Franciele Giza. A convite do presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, Franciele interpretou em Libras-Linguagem Brasileira de Sinais o Hino Nacional Brasileiro na abertura da sessão ordinária do Poder Legislativo. A composição com letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música do maestro e professor Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865) recebeu versão em Libras do Ines-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 29 de junho, contou com a participação da Apada-Associação de Pais e Amigos dos IMG_5623a.jpgDeficientes Auditivos, através de sua diretora Denise Debus de Mello e da instrutora Franciele Giza. A convite do presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, Franciele traduziu em Libras-Linguagem Brasileira de Sinais o Hino Nacional Brasileiro na abertura da sessão ordinária do Poder Legislativo. A composição com letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música do maestro e professor Francisco Manuel da Silva (1795-1865) recebeu versão em Libras do Ines-Instituto Nacional de Educação de Surdos. A versão para deficientes auditivos da instituição do Rio de Janeiro está sendo divulgada pela Apada, que realiza a alfabetização em Libras de seus alunos através da instrutora Franciele Giza.

Na abertura da sessão, onde o Regimento Interno prevê a execução do Hino Nacional, o presidente Ademar Dorfschmidt disse aos vereadores que conheceu a versão na II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, no dia 25, a considerou emocionante e por isso fez o convite à Apada para apresentá-la no Poder Legislativo. “Participei de eventos pelo Brasil afora e não me emocionei da forma como me emocionei aqui no nosso município”, disse o presidente da Câmara Municipal

IMG_5629a.jpg