Notícias2

por Interlegis — publicado 03/12/2014 09h30, última modificação 17/02/2016 14h10
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Câmara de Toledo aprecia contas municipais de 2017

Câmara de Toledo aprecia contas municipais de 2017

por Paulo Torres — última modificação 19/03/2019 14h30

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Resolução nº 2, da Mesa Diretora, que “dispõe sobre a prestação de contas do Poder Executivo do Município de Toledo, referente ao exercício financeiro de 2017”. As contas municipais toledanas relativas ao exercício de 2017, de responsabilidade do prefeito Lucio de Marchi, foram apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná ao longo do ano passado. Elas receberam parecer pela aprovação, mas com ressalvas diante de sete atrasos nas prestações de contas mensais.

Câmara de Toledo aprecia contas municipais de 2017 - Leia mais…

Câmara faz silêncio por vítimas de massacre em escola

Câmara faz silêncio por vítimas de massacre em escola

por Paulo Torres — última modificação 19/03/2019 14h32

O massacre que resultou na morte de dez pessoas na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, SP, motivou um minuto de silêncio na sessão da Câmara de Toledo nesta segunda-feira, dia 18 de março. A homenagem aos alunos, professores e funcionários do estabelecimento escolar foi proposta pelo vereador Leoclides Bisognin, o qual apontou que “o Brasil e o mundo estão incrédulos com o que aconteceu”. O episódio ocorreu no dia 13 e resultou na morte de dez estudantes, professores e funcionários.

Câmara faz silêncio por vítimas de massacre em escola - Leia mais…

Boletim traz lei dos fogos, ex-vereadores na Câmara e moções da sessão

Boletim traz lei dos fogos, ex-vereadores na Câmara e moções da sessão

por Paulo Torres — última modificação 18/03/2019 11h38

Está on-line o Toledo Legislativo 189, que traz a promulgação pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, da Lei R nº 15, que “dispõe sobre a proibição de fogos de artifício e similares, com ruídos sonoros”. A promulgação ocorreu diante da não manifestação do Poder Executivo sobre a proposição aprovada por unanimidade na Câmara. O boletim traz ainda a presença de dos ex-vereadores Luiz Carlos Schroeder e Wilmo Marcondes e também de um vereador de São Pedro na sessão do dia 11. O Toledo Legislativo traz ainda as moções aprovadas a Dirce Rotta pela premiação no 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio, aos atletas que conquistaram premiações no badminton e os 114 anos de fundação do Rotary Internacional, entre outras.

Boletim traz lei dos fogos, ex-vereadores na Câmara e moções da sessão - Leia mais…

Vereadores da região visitam a Câmara de Toledo e debatem energia

Vereadores da região visitam a Câmara de Toledo e debatem energia

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 15h56

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu na quinta, dia 14, a visita da presidente da Câmara de Terra Roxa, Jessica Serra e da presidente da Câmara de Guaíra, Lígia Lume Suga. Elas integram uma comissão de vereadores da região que está debatendo os custos e a qualidade da energia no Paraná. Também participaram os vereadores Cleiton Gordinho do Suco, de Marechal Rondon e Ademar Dorfschmidt, de Toledo, que estão igualmente participando do debate regional.

Vereadores da região visitam a Câmara de Toledo e debatem energia - Leia mais…

Secretários falam na Câmara sobre obras de CMEIs e escolas

Secretários falam na Câmara sobre obras de CMEIs e escolas

por Paulo Torres — última modificação 18/03/2019 14h55

A CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Toledo, reuniu-se na quinta-feira, dia 14, para tratar das obras na rede educacional toledana. Compareceram à CEC a secretária de Educação, Edna Schaefer, além do secretário de Habitação e Urbanismo Rafael Schiavinato. Foi tratado das obras do CMEI do Jardim da Mata, CMEI do Jardim Carelli, Escola Municipal Alberto Santos Dumont, do bairro Porto Alegre e CMEI do Pinheirinho/Santa Clara IV.

Secretários falam na Câmara sobre obras de CMEIs e escolas - Leia mais…

Toledana recebe moção por prêmio de empreendedora social

Toledana recebe moção por prêmio de empreendedora social

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 11h12

O Requerimento nº 43/2019, proposto na sessão da Câmara segunda-feira, dia 11 de março, apresenta uma moção de aplausos a Tânia Salete Bilato pelo recebimento do prêmio Personalidade Destaque. A homenagem foi feita durante o 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Toledo e o documento dos vereadores foi apresentado na 6º sessão ordinária, dia 11.

Toledana recebe moção por prêmio de empreendedora social - Leia mais…

Moção destaca atuação de padre em Toledo e região

Moção destaca atuação de padre em Toledo e região

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 10h59

Na 6º sessão ordinária, que foi realizada na segunda-feira, dia 11, foi apresentada uma moção de aplausos ao padre Geraldo Marino Ferreira pelo bom trabalho realizado como pároco da Paróquia Sagrada Família, do Jardim Panorama, através do Requerimento nº 42/2019. O sacerdote já atuou em Tupãssi e Quatro Pontes e foi recentemente designado para seguir seu trabalho no bairro Porto Alegre, na Paróquia Menino Deus.

Moção destaca atuação de padre em Toledo e região - Leia mais…

Vereadores fazem moção por aniversário do Rotary Internacional

Vereadores fazem moção por aniversário do Rotary Internacional

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 10h47

Na segunda-feira, foi realizada 6º sessão ordinária da Câmara, em que foi apresentada uma moção de aplausos ao Rotary International pelos 114 anos de fundação, por meio do Requerimento nº 41/2019. O Rotary completou 114 anos de sua fundação no dia 23 de fevereiro de 2019. Em Toledo atuam seis clubes de serviço ligados ao Rotary, além da Associação de Senhoras de Rotarianos, o Rotaract, o Interact e o RotaKids.

Vereadores fazem moção por aniversário do Rotary Internacional - Leia mais…

 Toledano recebe moção por ouro no Brasileiro de TRP

Toledano recebe moção por ouro no Brasileiro de TRP

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 10h38

A 6º sessão ordinária, teve uma moção de aplausos a Oscar Francisco Monteiro da Silva pela conquista da medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tiro Rápido de Precisão – TRP. A homenagem da Câmara foi proposta por meio do Requerimento nº 42/2019. Oscar da Silva é tenente coronel aposentado e juntamente com amigos constituiu e integra a Attol-Associação de Tiro Esportivo Toledense, que reúne atiradores toledanos.

Toledano recebe moção por ouro no Brasileiro de TRP - Leia mais…

Toledano da Seleção de Badminton é destacado em moção

Toledano da Seleção de Badminton é destacado em moção

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 11h28

A Câmara de Toledo teve apresentada na sessão de segunda-feira, dia 11 de março, moção de aplausos a Vinícius Alecrim pela convocação para a Seleção Brasileira de Badminton. O atleta toledano disputou o XXIII Pan Am Mixed Team Continental Championships, em Lima, no Peru. Através do Requerimento nº 47, os vereadores manifestam "o aplauso desta Casa de Leis pela convocação para a Seleção Brasileira de Badminton".

Toledano da Seleção de Badminton é destacado em moção - Leia mais…

Moção aplaude toledano por participar da Seleção Brasileira de Badminton

Moção aplaude toledano por participar da Seleção Brasileira de Badminton

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 10h19

Foi apresentada na sessão da Câmara de Toledo proposição de aplausos ao atleta Alisson Vasconcelos pela convocação para a Seleção Brasileira de Badminton para a disputa do XXIII Pan Am Mixed Team Continental Championships, em Lima no Peru. Alisson Vasconcelos tem 22 anos de idade, é atleta da Ação Social São Vicente de Paulo.

Moção aplaude toledano por participar da Seleção Brasileira de Badminton - Leia mais…

Moção aplaude empresária pelo 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora

Moção aplaude empresária pelo 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 10h11

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 11 de março, o Requerimento nº 45, propondo moção de aplausos a Dirce Rotta pela premiação como empresária destaque no 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Toledo. A premiação foi concedida em reconhecimento ao sucesso profissional alcançado como gestora da Empresa Agropecuária Bicho Bom, conforme destacam no documento os vereadores.

Moção aplaude empresária pelo 11º Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora - Leia mais…

CEC avalia obras de CMEIs e escolas com secretários

CEC avalia obras de CMEIs e escolas com secretários

por Paulo Torres — última modificação 14/03/2019 11h30

A CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Toledo, realiza reunião nesta quinta-feira, dia 14, quando deverá tratar das obras na rede educacional. Para isso a CEC – integrada pelas vereadoras Janice Salvador e Marly Zanete e pelos vereadores Marcos Zanetti, Pedro Varela e Leoclides Bisognin convidou para a reunião o secretário de Habitação e Urbanismo Rafael Schiavinato, o de Planejamento Estratégico Norisvaldo Penteado de Souza e a secretária de Educação, Edna Schaefer.

CEC avalia obras de CMEIs e escolas com secretários - Leia mais…

Presidente da Câmara promulga lei dos fogos silenciosos

Presidente da Câmara promulga lei dos fogos silenciosos

por Paulo Torres — última modificação 15/03/2019 11h27

O presidente da Câmara de Toledo, vereador Antônio Zóio, promulgou nesta quarta, dia 13, a Lei R nº 15, que “dispõe sobre a proibição de fogos de artifício e similares, com ruídos sonoros, no Município de Toledo”. A promulgação ocorreu com base na Lei Orgânica do Município – em seu artigo 33, parágrafos 3º e 7º, e no Regimento Interno da Câmara, em seu artigo 168, diante da não manifestação do Poder Executivo a respeito da proposição aprovada pelos vereadores. “Cumpri o meu dever, o meu papel como presidente do Poder Legislativo", disse o vereador Zóio.

Presidente da Câmara promulga lei dos fogos silenciosos - Leia mais…

Sessão faz silêncio por pioneira de Toledo falecida

Sessão faz silêncio por pioneira de Toledo falecida

por Paulo Torres — última modificação 12/03/2019 14h37

A sessão ordinária da Câmara na segunda-feira, dia 11, realizou um minuto de silêncio pelo falecimento da pioneira Elzira Mezzomo, esposa do também pioneiro Cestílio Mezzomo. A homenagem foi solicitada pelo vereador Leoclides Bisognin, o qual relatou que seu trabalho na época e junto à igreja foi acompanhado pelos vereadores Walmor Lodi e Vagner Delabio. Já o vereador Genivaldo Paes registrou o falecimento de José Hermógenes Pereira, seu padrinho residente no Coopagro, enquanto o vereador Ademar Dorfschmidt pediu a inclusão na homenagem da mãe do suplente de vereador “Bozó”.

Sessão faz silêncio por pioneira de Toledo falecida - Leia mais…

Ex-vereadores Schroeder e Marcondes acompanham sessão

Ex-vereadores Schroeder e Marcondes acompanham sessão

por Paulo Torres — última modificação 13/03/2019 14h33

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 11, contou com a presença de dois ex-vereadores toledanos e também de um vereador de São Pedro do Iguaçu. A sessão teve a presença do ex-vereador Luiz Carlos Schroeder, registrada pelo presidente Antônio Zóio, que destacou ainda as presenças de lideranças acompanhando o trabalho legislativo. Também se fez presente na sessão o ex-vereador Wilmo Marcondes, presidente da Constituinte Municipal e também o vereador “Tatinha”, de São Pedro do Iguaçu.

Ex-vereadores Schroeder e Marcondes acompanham sessão - Leia mais…

Explanação aos vereadores aborda trânsito e seus mecanismos

Explanação aos vereadores aborda trânsito e seus mecanismos

por Paulo Torres — última modificação 13/03/2019 09h13

A necessidade de estudos para adoção de mecanismos de controle de trânsito como ondulações transversais e sinaleiras, além do acompanhamento de pontos críticos antes de intervenções, foram tema de explanação na Câmara de Toledo pelo secretário de Segurança e Trânsito João Crespão e a coordenadora de Engenharia de Tráfego, engenheira civil Raquel Wesseling, da Coordenação de Tráfego. O presidente Antônio Zóio disponibilizou 15 minutos antes da sessão para a explanação e reservou parte do tempo para perguntas de quatro representantes dos vereadores.

Explanação aos vereadores aborda trânsito e seus mecanismos - Leia mais…

Boletim traz paralisação no lixo na Câmara, câmeras em escolas e moções

Boletim traz paralisação no lixo na Câmara, câmeras em escolas e moções

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 15h42

O boletim Toledo Legislativo nº 188 traz a vinda dos funcionários demitidos da empresa Transportec, responsável pela coleta de lixo de Toledo, à Câmara Municipal na sessão ordinária, na quinta, dia 7, para falar sobre o impasse que paralisou a coleta de lixo na cidade. O boletim também traz a votação de proposição prevendo a instalação de câmeras de monitoramento na rede de escolas e CMEIs de Toledo, além das moções de aplausos ao Toledo Esporte Clube pela conquista em Curitiba após vitória sobre o “Coxa”, ao padre Inácio Scherer pelos 17 anos na Catedral Cristo Rei, a qual está deixando para assumir em Assis Chateaubriand, além de ao professor Mauro “Pato” Ansolin, pela conquista do Troféu de Melhor Técnico de Handebol do Paraná, e ao goleiro André Luiz Horocoski, o “Santo André”, pela atuação no Campeonato Paranaense na meta do TEC na conquista da Taça Sicupira, entre outras informações.

Boletim traz paralisação no lixo na Câmara, câmeras em escolas e moções - Leia mais…

Toledano recebe moção por convocação à Seleção Brasileira de Vôlei

Toledano recebe moção por convocação à Seleção Brasileira de Vôlei

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 10h26

O Requerimento nº 35/2019, apresentado na quinta-feira na sessão da Câmara de Toledo, propõe uma moção de aplausos a Lukas Felipe Bergmann, pela convocação para o Laboratório de Detecção de Talentos para a Seleção Brasileira de Vôlei sub 17. Segundo o técnico André Van de Sand, Lukas foi destaque em várias competições estaduais em 2018, o que alavanca sua convocação a nível nacional para o ano de 2019.

Toledano recebe moção por convocação à Seleção Brasileira de Vôlei - Leia mais…

´Pato´ recebe moção por Troféu de Melhor Técnico de Handebol

´Pato´ recebe moção por Troféu de Melhor Técnico de Handebol

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 10h22

Na 5º sessão ordinária, realizada na quinta-feira (07) foi apresentada uma moção de aplausos ao professor Mauro José Ansolin “Pato”, pela conquista do Troféu de Melhor Técnico de Handebol do Paraná, na Chave Prata, temporada 2018. A homenagem da Câmara foi proposta através do Requerimento nº 34/2019.

´Pato´ recebe moção por Troféu de Melhor Técnico de Handebol - Leia mais…

Goleiro do ´Porco´ recebe moção por atuação no Paranaense

Goleiro do ´Porco´ recebe moção por atuação no Paranaense

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 10h09

Foi apresentada na Câmara de Toledo uma moção de aplauso ao goleiro André Luiz Horocoski pela belíssima atuação na Taça Barcímio Sicupira/ 1º Turno do Campeonato Paranaense de 2019. O Toledo Esporte Clube conquistou a Taça Barcímio Sicupira, pelo título do primeiro turno do Campeonato Paranaense de Futebol de 2019, ao derrotar nos pênaltis o Coritiba, na tarde de domingo (24/02/2019), em pleno estádio Couto Pereira.

Goleiro do ´Porco´ recebe moção por atuação no Paranaense - Leia mais…

Moção aplaude TEC pela conquista da Taça Barcímio Sicupira

Moção aplaude TEC pela conquista da Taça Barcímio Sicupira

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 09h56

A sessão da Câmara de Toledo na quinta-feira, dia 7, teve apresentado o Requerimento nº 38, que propõe moção de aplausos ao Toledo Esporte Clube (TEC) pela conquista do Primeiro Turno do Campeonato Paranaense de Futebol 2019, a Taça Barcímio Sicupira Junior. O documento dirigido ao presidente do Toledo Esporte Clube (TEC), Carlos Alberto Dulaba, manifesta “os aplausos desta Casa de Leis” pela conquista esportiva histórica.

Moção aplaude TEC pela conquista da Taça Barcímio Sicupira - Leia mais…

Moção parabeniza pároco da Cristo Rei por atuação de 17 anos

Moção parabeniza pároco da Cristo Rei por atuação de 17 anos

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 09h51

Foi apresentado na Câmara de Toledo o Requerimento nº 37, subscrito por 18 vereadores e que propõe moção de aplausos ao padre Inácio Afonso Scherer pelo trabalho de 17 anos como pároco da Paróquia Cristo Rei. O documento subscrito por 18 vereadores manifesta “agradecimento por todo trabalho exercido ao longo de 17 anos" na Paróquia Cristo Rei, Catedral.

Moção parabeniza pároco da Cristo Rei por atuação de 17 anos - Leia mais…

Moção destaca toledano por ouros no Brasileiro de Badminton

Moção destaca toledano por ouros no Brasileiro de Badminton

por Paulo Torres — última modificação 08/03/2019 09h46

Foi apresentado na sessão ordinária o Requerimento nº 36, subscrito por sete vereadores, que propõe moção de aplausos ao atleta Rafael Faria pela conquista de três medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Badminton. O documento aponta que Rafael, de 19 anos, disputou a primeira etapa do Circuito Nacional - Copa Brasil de Badminton em fevereiro, na cidade de Americana, São Paulo, onde conseguiu conquistar três medalhas de ouro, nas categorias simples, dupla masculina e dupla mista.

Moção destaca toledano por ouros no Brasileiro de Badminton - Leia mais…

Funcionários falam na Câmara sobre paralisação no lixo e demissões

Funcionários falam na Câmara sobre paralisação no lixo e demissões

por Paulo Torres — última modificação 07/03/2019 15h43

Os funcionários demitidos da empresa responsável pela coleta de lixo de Toledo vieram à Câmara Municipal na sessão ordinária, nesta quinta-feira, dia 7 de março. Também a empresa Transportec teve espaço colocado à disposição na tribuna pelo presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, para falar sobre o impasse que paralisou a coleta de lixo na cidade mas não enviou representante. O representante dos funcionários, Fábio Ferreira dos Santos, disse que atua há dois anos na empresa e reclamou da falta de equipamentos de proteção dos coletores e da situação da frota de caminhões.

Funcionários falam na Câmara sobre paralisação no lixo e demissões - Leia mais…

Projeto que prevê câmeras em escolas e CMEIs entra na reta final

Projeto que prevê câmeras em escolas e CMEIs entra na reta final

por Paulo Torres — última modificação 07/03/2019 11h36

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 179, que “dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)” da rede municipal. A proposta foi apresentada em 5 de novembro e teve designada Comissão Especial para apreciar a matéria. A proposição, de autoria da vereadora Olinda Fiorentin, prevê a medida nas principais áreas internas e externas de uso coletivo, vedando a instalação em banheiros, vestuários, salas de aula e outros locais de reserva de privacidade individual, assim como ambientes de acesso ou uso restrito.

Projeto que prevê câmeras em escolas e CMEIs entra na reta final - Leia mais…

Boletim traz aprovação de R$ 6,5 mi, APP na Câmara e moções

Boletim traz aprovação de R$ 6,5 mi, APP na Câmara e moções

por Paulo Torres — última modificação 01/03/2019 15h05

A Câmara aprovou na segunda, dia 25, o Projeto de Lei nº 154/2018, que autoriza o Executivo a contratar até R$ 6,55 milhões, registra o Toledo Legislativo n° 187. Ele também traz a moção de aplausos à Escola Olivo Beal e Funet por figurarem entre as melhores instituições em nutrição escolar do Brasil, além do uso da Tribuna Livre pela APP-Sindicato para defender a volta da hora-aula aos pedagogos. Também está no boletim a audiência de prestação de contas da educação, que apontou a redução da fila dos CMEIs a 82 crianças. Outros temas são as moções de aplausos à Sorvetes Pérola pelos seus 50 anos, ao atleta Breno Johann pela participação no Campeonato Internacional de Parabadminton e ao professor Flávio Vendelino Scherer, pelos 18 anos de serviços ao Conselho de Educação, entre outros.

Boletim traz aprovação de R$ 6,5 mi, APP na Câmara e moções - Leia mais…

Sorveteria recebe moção por seus 50 anos de história

Sorveteria recebe moção por seus 50 anos de história

por Paulo Torres — última modificação 28/02/2019 15h10

Na 4° sessão ordinária da Câmara foi apresentada uma moção de aplausos à sorveteria Sorvetes Pérola pelos seus 50 anos. Ela foi fundada em 1969 em um espaço de 50 m², sendo considerada uma indústria modelo no Oeste, mas só começou a distribuir e revender sorvetes a partir de 1973. Na década de 1980 já alcançava cerca de 60 pontos de distribuição, na década de 1990 chegava a cerca de 100 e em meados dos anos 2000 se reestruturou, trocando seu maquinário por equipamentos automatizados.

Sorveteria recebe moção por seus 50 anos de história - Leia mais…

Câmara aprova operação de R$ 6,55 mi e mais 3 projetos

Câmara aprova operação de R$ 6,55 mi e mais 3 projetos

por Paulo Torres — última modificação 28/02/2019 15h01

A Câmara de Toledo aprovou em turno final na segunda-feira, dia 25, o Projeto de Lei nº 141/2018, que “institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio”, além de três projetos do Poder Executivo. Foram aprovados também o Projeto de Lei nº 154/2018, que autoriza o Executivo a contratar até R$ 6,55 milhões com a Agência de Fomento; o Projeto de Lei nº 185/2018, que autoriza o Município de Toledo a cumprir obrigação assumida em Termo de Transação Extrajudicial e o Projeto de Lei nº 186/2018, que reestrutura o Conselho de Saúde de Toledo.

Câmara aprova operação de R$ 6,55 mi e mais 3 projetos - Leia mais…

Vereadores fazem moção a professor por 18 anos de serviços

Vereadores fazem moção a professor por 18 anos de serviços

por Paulo Torres — última modificação 28/02/2019 11h53

Na 4° sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao professor Flávio Vendelino Scherer, pelos 18 anos de serviços prestados ao Conselho Municipal de Educação. Através do Requerimento nº 22/2019 os vereadores contaram um pouco da história do professor, filho de família pioneira de Toledo, que foi diretor do Sistema Municipal de Ensino de Toledo e presidente do Conselho Municipal de Educação de Toledo em 2003, entre outros cargos e funções.

Vereadores fazem moção a professor por 18 anos de serviços - Leia mais…

Ações do documento