Ademar anuncia medidas de valorização da Câmara Municipal

por Paulo Torres publicado 27/07/2015 11h30, última modificação 31/07/2015 15h05

O presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, anunciou nesta segunda-feira, dia 27, durante sessão extraordinária, a mudança na sistemática do autógrafo dos projetos aprovados no Poder Legislativo. Segundo o vereador, a partir de agora o trabalho desenvolvido pela Câmara no sentido de debater, ouvir a comunidade e formalizar ou aperfeiçoar as propostas para atender seus anseios será melhor registrado. A intenção do presidente da Câmara é de valorizar o trabalho legislativo, especialmente na viabilização de soluções para demandas das comunidades, já que muitas vezes a pressa em atender a população faz com que tudo seja enviado rapidamente ao Executivo e o trabalho desenvolvido não ganhe o devido reconhecimento. Ademar Dorfschmidt lembrou que agora mesmo a Câmara está em recesso, mas está realizando sessões extraordinárias e se o vereador que assinou a convocação não comparecer terá descontada a ausência dos vencimentos, enquanto que se fala em críticas nas redes sociais que os vereadores “estão em férias”.

Atualmente, após a aprovação pelo Plenário de um projeto ele segue ao presidente da Câmara Municipal para receber seu autógrafo e seguir para o Poder Executivo, onde é sancionado ou vetado e segue para publicação e tornar-se lei ou retornar ao Poder Legislativo para apreciação do veto do prefeito. Em caso de rejeição na Câmara Municipal o projeto é simplesmente arquivado. Agora o autógrafo deverá ser aposto em ato na Câmara com a presença de representante da comunidade beneficiada e não mais de forma apressada durante a sessão para o rápido encaminhamento ao Executivo.

O posicionamento anunciado por Ademar Dorfschmidt motivou manifestações de apoio de vários vereadores lembrando lutas por demandas de comunidades que exigiram grande esforço e não tiveram reconhecimento, passando inclusive pela forma como são conduzidos cerimoniais de liberação de recursos e sanção de projetos sem valorizar o Poder Legislativo. O ex-presidente Rogério Massing lembrou nesse sentido que quando na presidência da Câmara foi chamado para uma única mesa após o representante do Executivo, quando o cerimonial estava a cargo do governo estadual, ficando ao lado do governador e do prefeito. “Normalmente fazia companhia para o bispo na ponta da mesa e nem aparecia na foto”, lembrou o ex-presidente da Câmara Municipal.

Transmissão ao vivo

Na sessão extraordinária desta segunda-feira, dia 27, o presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, anunciou que as sessões ordinárias passarão a ser transmitidas ao vivo pelo rádio. Segundo o vereador, após a proposta de transmissão remunerada ser recusada pela Mesa Diretora, onde foi voto vencido, num entendimento com a direção da Rádio Nova Integração, através de Fernando Potrich e de Ademir Bier, além da gerência a cargo de Jair Scarpatto, ficou definido que a partir de agosto as sessões de segunda-feira, a partir das 14h, serão integralmente transmitidas pela emissora no prefixo 1.380 Mhtz, sem custo para a Câmara Municipal.