Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Comunidade ucraniana visita Câmara e convida para evento cultural

Comunidade ucraniana visita Câmara e convida para evento cultural

por Paulo Torres — última modificação 15/07/2019 11h58

Representantes da comissão que está organizando a comunidade ucraniana de Toledo estiveram com o presidente da Câmara, Antônio Zóio, quando falaram do trabalho pelo resgate da sua história e tradições. Os imigrantes da Ucrânia estabeleceram-se em Toledo há cerca de 60 anos, adquirindo terras na região da localidade de Ouro Preto. Estiveram na Câmara o diretor Celso Saievicz e os conselheiros Juliandro Ostapeche e Daniel Kopicz, os quais convidaram o presidente Antônio Zóio para o lançamento da 1ª Noite Ucraniana de Toledo, em 7 de setembro, a qual será lançada em jantar no dia 20, em Ouro Preto.

Comunidade ucraniana visita Câmara e convida para evento cultural - Leia mais…

Boletim traz convocação judicial na CPI e moções a padre, ILB, aluna, Cojem, etc

Boletim traz convocação judicial na CPI e moções a padre, ILB, aluna, Cojem, etc

por Paulo Torres — última modificação 12/07/2019 15h36

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 206, que traz informações da reunião da CPI que apura as denúncias envolvendo a coleta de lixo em Toledo pela Transportec. Ela realizou sua décima reunião na quarta-feira, dia 10, quando deveria ouvir Márcio Ponte Leon Leite, representante da Transportec, o qual não compareceu, levando os vereadores a definir por sua convocação judicial. A CPI também definiu a oitiva do secretário do Meio Ambiente, Neudi Mosconi, no dia 7 de agosto.

Boletim traz convocação judicial na CPI e moções a padre, ILB, aluna, Cojem, etc - Leia mais…

CDU visita entidades em Concórdia do Oeste e Linha São Paulo

CDU visita entidades em Concórdia do Oeste e Linha São Paulo

por Paulo Torres — última modificação 12/07/2019 15h16

Os vereadores da CDU-Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Toledo estão apreciando o Projeto de Lei n° 95, que “autoriza o Executivo municipal a efetuar investimentos em sedes de associações comunitárias, no interior do Município”. A proposição, do Poder Executivo, prevê investimentos de R$ 121,97 mil nas sedes das comunidades de Concórdia do Oeste e de Linha São Paulo e a proposição já foi apreciada na CLR e deve passar pela CDU e depois a CFO.

CDU visita entidades em Concórdia do Oeste e Linha São Paulo - Leia mais…

Depoente não comparece e CPI aprova convocação judicial

Depoente não comparece e CPI aprova convocação judicial

por Paulo Torres — última modificação 10/07/2019 16h16

A CPI que apura as denúncias envolvendo a coleta de lixo em Toledo pela Transportec realizou reunião nesta quarta-feira, dia 10, quando deveria ouvir Márcio Ponte Leon Leite, representante da empresa, o qual não compareceu. Também seria ouvido o advogado paulistano Luiz Fernando Comegno, o qual não foi notificado. Já em relação a Márcio Ponte Leon Leite, que foi notificado da convocação, os vereadores solicitaram posicionamento da Assessoria Jurídica, a qual informou que cabe agora a notificação via judicial através da Vara Criminal da comarca onde reside, o que foi aprovado pela CPI por unanimidade.

Depoente não comparece e CPI aprova convocação judicial - Leia mais…

Restaurantes de peixe de Toledo recebem moções por gastronomia

Restaurantes de peixe de Toledo recebem moções por gastronomia

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 15h58

Na segunda feira (08) foi realizada a 23º sessão ordinária da Câmara e nela foram apresentadas moções de aplausos aos Restaurantes Companhia do Peixe e Peixe Frito Pantanal pela excelência na gastronomia do peixe. As distinções aos dois estabelecimentos foram propostas por meio do Requerimento nº 196 e do Requerimento nº 197/2019.

Restaurantes de peixe de Toledo recebem moções por gastronomia - Leia mais…

Aluna toledana recebe moção por menção universitária nos EUA

Aluna toledana recebe moção por menção universitária nos EUA

por Paulo Torres — última modificação 10/07/2019 09h47

Na 23º sessão ordinária, foi apresentada uma moção de aplausos a Julia Coppini Schuch pela Menção Honrosa da Universidade de Oswego, Nova York, Estados Unidos, por meio do Requerimento nº 199/2019. A base da elaboração do projeto são os estudos que buscam alternativas para combater problemas das culturas, com tratamentos inovadores, não agressivos ao meio ambiente.

Aluna toledana recebe moção por menção universitária nos EUA - Leia mais…

Padre Hélio recebe moção por 33 anos de atuação em Toledo

Padre Hélio recebe moção por 33 anos de atuação em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 15h35

O Requerimento nº 200/2019, apresentado na sessão de segunda-feira, dia 8, na 23º sessão ordinária da Câmara de Toledo, propõe uma moção de aplausos ao padre Hélio José Bamberg pelos 33 anos de vida sacerdotal. Padre Hélio celebrou sua primeira missa no Distrito de São Miguel, onde residem seus familiares.

Padre Hélio recebe moção por 33 anos de atuação em Toledo - Leia mais…

Médico toledano recebe moção por 27 anos de serviços prestados

Médico toledano recebe moção por 27 anos de serviços prestados

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 15h27

O Requerimento nº 201/2019, apresentado na 23º sessão ordinária, na segunda-feira, propôs uma moção de aplausos a Fernando Pedrotti, pelos excelentes serviços prestados na área de saúde de Toledo. O médico beneficia o Município com seus serviços na área médica há 27 anos, tendo trabalhado em diversos programas de grande relevância social, aponta o documento, afirmando que estes serviços beneficiaram tanto o município como a população, destacando sua atuação na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Médico toledano recebe moção por 27 anos de serviços prestados - Leia mais…

IELB recebe moção de aplausos por 115 anos de fundação

IELB recebe moção de aplausos por 115 anos de fundação

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 15h15

Nesta segunda feira (08), foi realizada a 23º sessão ordinária da Câmara de Toledo, e nela foi apresentada uma moção de aplausos, por meio do Requerimento nº 195/2019, à Igreja Luterana do Brasil pelos 115 anos de fundação no Brasil. A moção foi encaminhada aos pastores Lineu Schenkendt, Nelson Kissler, Ailton Lucas Krauser e Naação Luiz da Silva.

IELB recebe moção de aplausos por 115 anos de fundação - Leia mais…

Moção da Câmara aplaude 15 anos de atuação do Cojem

Moção da Câmara aplaude 15 anos de atuação do Cojem

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 15h00

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, teve apresentada proposta de moção de aplausos ao Cojem – Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo, pelos 15 anos de serviços prestados à comunidade. A homenagem foi proposta através do Requerimento nº 208, que foi subscrito por 18 parlamentares toledanos, sendo dirigida ao presidente do Cojem, Douglas Césaro.

Moção da Câmara aplaude 15 anos de atuação do Cojem - Leia mais…

Moção aplaude lançamento de aplicativo de solidariedade

Moção aplaude lançamento de aplicativo de solidariedade

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h55

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, o Requerimento nº 207, que propõe moção de aplausos ao Colégio La Salle pelo lançamento do “Aplicativo Sou Solidário”. O aplicativo é uma tecnologia social desenvolvida por alunos lassalistas que tem por objetivo conectar quem quer ser solidário com quem precisa da solidariedade.

Moção aplaude lançamento de aplicativo de solidariedade - Leia mais…

Moção aplaude atleta por conquista na bocha nos ParaJaps

Moção aplaude atleta por conquista na bocha nos ParaJaps

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h48

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, teve apresentado o Requerimento nº 206, que propõe moção de aplausos ao atleta de Bocha Adaptada Ronaldo Scariot que conquistou o 3º Lugar na categoria BC3 do 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps. Os 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps, foram disputados de 19 a 23 de junho em Londrina. Ronaldo Scariot já foi campeão duas vezes consecutivas do ParaJap’s, nos anos de 2015 e 2016.

Moção aplaude atleta por conquista na bocha nos ParaJaps - Leia mais…

Moção aplaude vencedor do Parabadminton SI9 dos 8° ParaJaps

Moção aplaude vencedor do Parabadminton SI9 dos 8° ParaJaps

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h43

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, o Requerimento nº 205, que propõe moção de aplausos ao atleta de Parabadminton Cássio Pereira da Silva. Ele conquistou o 1º Lugar na categoria SI9 do ParaJap’s, disputados de 19 a 23 de junho em Londrina. Cássio Pereira da Silva participou das disputas do Parabadminton SI9 no dia 22 de junho. O documento é subscrito por todos os vereadores da Câmara de Toledo.

Moção aplaude vencedor do Parabadminton SI9 dos 8° ParaJaps - Leia mais…

Moção aplaude integrantes do Chama Crioula por evento em Foz

Moção aplaude integrantes do Chama Crioula por evento em Foz

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h30

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, teve apresentado o Requerimento nº 204, que propõe moção de aplausos aos representantes do CTG Chama Crioula, pela participação e classificação em evento cultural no CTG Charrua. A entidade tradicionalista de Foz do Iguaçu abrigou evento que contou com a participação e classificação do CTG Chama Crioula, de Toledo, através de Heitor Daleaste Simonato e Samuel Daleaste Simonato.

Moção aplaude integrantes do Chama Crioula por evento em Foz - Leia mais…

Moção aplaude trabalho do ´Alimente-se de graça´ na Praça Willy Barth

Moção aplaude trabalho do ´Alimente-se de graça´ na Praça Willy Barth

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h24

Foi apresentado na sessão da Câmara na segunda-feira, dia 8, o Requerimento nº 203, subscrito por 10 vereadores e que propõe moção de aplausos ao projeto “Alimente-se de graça”. A proposta destaca o “excelente trabalho voluntário realizado em nosso município” pelo projeto “Alimente-se de graça”, coordenado pelo publicitário Yuri Oliver e que funciona periodicamente em Toledo desde 2014, na praça Willy Barth, das 20h às 23h.

Moção aplaude trabalho do ´Alimente-se de graça´ na Praça Willy Barth - Leia mais…

Moção aplaude proposta que amplia doações a fundos da infância

Moção aplaude proposta que amplia doações a fundos da infância

por Paulo Torres — última modificação 09/07/2019 14h18

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8, teve apresentado o Requerimento nº 202, que propõe moção de aplausos pela proposta de elevação da doação aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente no Imposto de Renda. O senador Flávio Arns apresentou o Projeto de Lei 1789/2019, estabelecendo que o percentual de 6% do imposto de renda devido da pessoa física possa ser destinado aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais ou municipais diretamente na Declaração de Ajuste Anual (DAA).

Moção aplaude proposta que amplia doações a fundos da infância - Leia mais…

Câmara aprecia créditos orçamentários de R$ 9,5 milhões em várias áreas

Câmara aprecia créditos orçamentários de R$ 9,5 milhões em várias áreas

por Paulo Torres — última modificação 10/07/2019 16h03

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 99, que “autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo”, no valor de R$ 9,5 milhões. O PL 99 foi encaminhado à Câmara pela Mensagem n° 56, de 12 de junho, com pedido de urgência, sendo acompanhado do Projeto de Lei n° 97 e do Projeto de Lei n° 98, que fazem as respectivas adequações no PPA 2018-2021 e na LDO 2019. As adequações atingem diversos projetos e atividades orçamentários, sendo mais de R$ 5 milhões em construção e melhorias de vias públicas, adequações no Aterro Sanitário e ainda conservação de estradas rurais, pontes e bueiros.

Câmara aprecia créditos orçamentários de R$ 9,5 milhões em várias áreas - Leia mais…

Boletim traz 24° Campeonato do Panorama, 60 anos da IEAD e silêncio

Boletim traz 24° Campeonato do Panorama, 60 anos da IEAD e silêncio

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 15h03

A Tribuna Livre da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, destacou o 24° Campeonato do Comércio do Panorama, noticia em sua edição n° 205 o boletim Toledo Legislativo. O boletim registra o espaço ocupado na sessão da Câmara, que abordou ainda os projetos de recuperação asfáltica de R$ 1,9 milhão naquela região. O boletim traz ainda moção pelos 60 anos da Igreja Assembleia de Deus em Toledo, outra pelo Wake Movement no Parque Ecológico, e outra aos professores de danças no CTG Chama Crioula Marcos Padilha e Claudia Haas Padilha. A sessão da Câmara também teve um minuto de silêncio pela morte de Andre Luiz Roletto, cuja família veio ao Fórum e à Câmara pedir justiça.

Boletim traz 24° Campeonato do Panorama, 60 anos da IEAD e silêncio - Leia mais…

Professores de dança recebem moção por trabalho no Chama Crioula

Professores de dança recebem moção por trabalho no Chama Crioula

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 10h42

Na 22º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de Aplausos a Marcos Padilha e Claudia Haas Padilha, professores de danças tradicionais. A homenagem foi proposta através do Requerimento nº 189/2019 devido ao trabalho desenvolvido pelos professores de danças na chamada invernada artística do CTG Chama Crioula.

Professores de dança recebem moção por trabalho no Chama Crioula - Leia mais…

Moção à AMAP parabeniza por realização do Campeonato do Panorama

Moção à AMAP parabeniza por realização do Campeonato do Panorama

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 10h34

A 22º sessão ordinária da Câmara, foi realizada na segunda-feira (01) e nela foi apresentada uma moção de aplausos à Associação de Moradores e Amigos do Jardim Panorama – AMAP, pela realização do 24° Campeonato do Comércio Troféu Panorama Home Center. A proposição foi apresentada por meio do Requerimento nº 190/2019 e encaminhada ao presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Panorama-AMAP, Gilson Francisco.

Moção à AMAP parabeniza por realização do Campeonato do Panorama - Leia mais…

Igreja Assembleia recebe moção por 60 anos de fundação em Toledo

Igreja Assembleia recebe moção por 60 anos de fundação em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 10h29

Na segunda-feira (01) foi realizada a 22° sessão ordinária da Câmara de Toledo e nela foi apresentada uma moção de aplausos à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos 60 anos de fundação em Toledo. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 191/2019 e dirigida ao presidente da Igreja, o pastor Sílvio Ferreira Pimenta.

Igreja Assembleia recebe moção por 60 anos de fundação em Toledo - Leia mais…

Moção aplaude projeto evangélico para jovens no Parque Ecológico

Moção aplaude projeto evangélico para jovens no Parque Ecológico

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 09h59

O Requerimento nº 193, apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, propôs moção de aplausos às lideranças da juventude evangélica de Toledo pela realização do Wake Moviment, ou, em português, “Movimento Despertar”. O evento está sendo realizado há um ano em Toledo, no Parque Ecológico, contando com apresentações teatrais, louvores, dança e pregação evangélica.

Moção aplaude projeto evangélico para jovens no Parque Ecológico - Leia mais…

Moção parabeniza Náutico pelo tetra no 24° Campeonato do Panorama

Moção parabeniza Náutico pelo tetra no 24° Campeonato do Panorama

por Paulo Torres — última modificação 03/07/2019 09h56

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, teve apresentado o Requerimento nº 192, o qual propõe moção de aplausos ao time do Náutico Esporte Clube pela conquista do título de campeão do 24º Campeonato do Comércio do Panorama. O documento subscrito por onze vereadores destaca que o Náutico EC/Shopping do Real enfrentou a tradicional equipe do Embala Mais, vencendo pelo placar de 2x1 e tornando-se assim tetra campeã da competição.

Moção parabeniza Náutico pelo tetra no 24° Campeonato do Panorama - Leia mais…

Tribuna Livre aborda 24° Campeonato do Panorama e projetos da região

Tribuna Livre aborda 24° Campeonato do Panorama e projetos da região

por Paulo Torres — última modificação 04/07/2019 11h47

A Tribuna Livre da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, teve a presença do presidente da Associação dos Moradores do São Francisco, Gilson Francisco, o qual está à frente da entidade há cerca de três anos. Gilson falou aos vereadores sobre o trabalho esportivo no bairro e na região, destacando o 24° Campeonato do Comércio do Panorama, encerrado no domingo com a vitória do Náutico Futebol Clube e ainda dos projetos e desafios do bairro e daquela região da cidade, que incluem investimento de R$ 1,9 milhão em recapeamento de várias ruas.

Tribuna Livre aborda 24° Campeonato do Panorama e projetos da região - Leia mais…

Silêncio lembra mortes e família cobra justiça na sessão

Silêncio lembra mortes e família cobra justiça na sessão

por Paulo Torres — última modificação 02/07/2019 14h45

A sessão da Câmara de Toledo nesta segunda-feira, dia 1° de julho, manteve um minuto de silêncio pela morte em Curitiba do toledano Andre Luiz Roletto, transferido à capital por determinação da Justiça. Ele foi assassinado no Centro Médico Psiquiátrico, onde estava depois de ter sido transferido de Toledo, onde foi preso em dezembro. A morte do rapaz, que segundo a família apresentava retardo mental, trouxe à Câmara Municipal o pai, irmão e irmãs e diversos familiares do rapaz, que residia no Jardim Porto Alegre. Com balões brancos e cartazes pedindo justiça eles estiveram no Fórum do meio-dia até o início da tarde, quando deslocaram-se à Câmara para expor a situação que levou à morte de Andre.

Silêncio lembra mortes e família cobra justiça na sessão - Leia mais…

Bombeiros agradecem à Câmara, CPI aprova 2 oitivas, major usa tribuna e moções

Bombeiros agradecem à Câmara, CPI aprova 2 oitivas, major usa tribuna e moções

por Paulo Torres — última modificação 28/06/2019 16h12

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Luís Eduardo Zarpellon, acompanhou oficiais e suboficiais homenageados à Câmara e aproveitou para agradecer a aprovação do Projeto de Lei nº 61 que prevê o repasse de recursos municipais ao Funrebom, conforme registra o boletim Toledo Legislativo n° 204. O boletim também traz a aprovação pela CPI do Lixo de mais duas oitivas de testemunhas e solicitação de cópia do B.O. da apreensão dos caminhões de coleta de lixo. O boletim traz ainda moções como a que parabenizou estudante e professora do Colégio Estadual Porto Alegre pela participação em feira científica nos Estados Unidos, entre outras, além do uso da tribuna pelo major Arsênio Rodrigues Filho, ex-subcomandante do 19° Batalhão da PM, o qual recebeu dos vereadores o Requerimento nº 170, que o homenageia pelos 35 anos de serviços prestados à população paranaense.

Bombeiros agradecem à Câmara, CPI aprova 2 oitivas, major usa tribuna e moções - Leia mais…

Presidente da Câmara recebe líder comunitário e da terceira idade

Presidente da Câmara recebe líder comunitário e da terceira idade

por Paulo Torres — última modificação 28/06/2019 11h57

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu no Gabinete da Presidência do Poder Legislativo o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América, Lourival Laurentino. Na visita de cortesia, o líder comunitário falou das atualidades do bairro e daquela região da cidade, onde vem atuando no movimento de bairros já há vários anos. Lourival Laurentino também falou ao presidente da Câmara de questões relativas à terceira idade, já que recentemente foi eleito presidente do Grupo de Idosos São Jorge.

Presidente da Câmara recebe líder comunitário e da terceira idade - Leia mais…

Moção aplaude toledanos por participação em feira científica nos EUA

Moção aplaude toledanos por participação em feira científica nos EUA

por Paulo Torres — última modificação 28/06/2019 11h25

Foi proposta na sessão de segunda-feira da Câmara de Toledo moção de aplausos ao estudante Lucas Felipe Zeni e à orientadora Dionéia Schauren pela apresentação de projeto na feira Intel International Science and Engineering, nos Estados Unidos. O evento destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. A homenagem foi proposta através do Requerimento nº 184.

Moção aplaude toledanos por participação em feira científica nos EUA - Leia mais…

Moção aplaude Circo da Magia por Prêmio Sesi Peça por Peça

Moção aplaude Circo da Magia por Prêmio Sesi Peça por Peça

por Paulo Torres — última modificação 28/06/2019 10h26

Na segunda-feira (24), na 21º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao Circo da Magia pela conquista do Prêmio Sesi Peça por Peça. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 183/2019, que destacou que o Prêmio Sesi Peça por Peça 2019 – Melhores Iniciativas, contou com a inscrição de 137 Escolas Públicas Municipais do Paraná. Elas enviaram ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e Educação de Qualidade.

Moção aplaude Circo da Magia por Prêmio Sesi Peça por Peça - Leia mais…

Moção aplaude piloto por  etapa de motocross em Mandaguari

Moção aplaude piloto por etapa de motocross em Mandaguari

por Paulo Torres — última modificação 28/06/2019 10h15

Na 21º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda feira, dia 24, foi apresentada uma moção de aplausos ao piloto Vinícius Chagas. A homenagem, proposta por meio do Requerimento nº 182/2019, se deu pela conquista da etapa intermediária nacional do Campeonato Paranaense de Motocross em Mandaguari.

Moção aplaude piloto por etapa de motocross em Mandaguari - Leia mais…

Ações do documento